Semana Mundial do Turismo

07:45 0 Comments A+ a-

Olá pessoas!

Lembra que no Dia Mundial do Turismo (27.09), eu publiquei sobre como foi meu dia comemorativo? Então, essa foi uma parte de muitas outras atividades que se envolveram nesse evento que durou uma semana.

A programação estava recheada de atrações, debates, oficinas, palestras, foruns que envolvessem o  "em Recife" como tema.


Depois daquele domingo no Recife de Coração, a minha próxima atividade foi participar de uma Oficina de Práticas Criativas no Desenvolvimento de Produtos Turísticos, com duas representantes da LOA Turismo e Experiências, Beatriz Godim e Larissa Almeida, no Teatro Hemílio Borba Filho, com atividades, voltadas ao tema, bem dinâmicos, interativos e muito proveito.

Nessa oficina, podemos identificar quem será nosso cliente, ou como chama, persona, e como atender suas necessidades por meio da transformação de produtos turísticos conservadores em produtos criativos e dinâmicos.

Para facilitar esse entendimento, as responsáveis pela oficina, nos separou em grupos com, até então, pessoas desconhecidas, nos entregando, uma espécie de apostila, fazendo que com seguíssemos passo a passo, do que as páginas iam indicando.

No fim de tudo, entendemos que aquele passo a passo deu origem a um roteiro que atendia as necessidades da persona, de acordo com ideias "loucas, arrojadas e conservadoras", mas que pudessem ter viabilidade, em relação a segurança do cliente, a garantia de qualidades, e etc.

Na terça-feira, não houve oficina, mas ocorreu o Fórum Comemorativo ao Dia Mundial do Turismo, no Teatro Apolo, com palestras e exemplos de projetos turísticos que deram e ainda dão muito certo, como "O Mundo lá de casa", Olha Recife", "Taxi Cultural e "Azul Fusca Hostel".










  Dando início ao Fórum Comemorativo, o Secretário da Secretaria de Turismo e Lazer, da Prefeitura da Cidade do Recife, Camilo Simões, deu algumas palavrinhas em agradecimento ao corpo da secretaria pela organização e empenho para com o evento, às pessoas ali presentes e aos palestrantes que posteriormente tomariam conta do palco.







Depois de Camilo Simões, a primeira palestra foi de Ana Carla Fonseca, discutindo o tema; Garimpo das Soluções - Sobre Cidades Criativas e os ganhos da cidade ao ser contempladas, principalmente do setor turístico.



Ela trouxe alguns exemplos de cidades criativas, dados estatísticos, gráficos, resultados, enfim, ela transpareceu um domínio total pelo assunto e apresentou ideias que podem ser trabalhadas na Prefeitura do Recife sim.

Logo após assistimos a palestra de Lucas Foster, que palestrou sobre o ProjectHub, ensinando iniciativas criativas e como empreende-las.

Foi uma palestra bem mais rápida, mas ao mesmo tempo com várias informações e lições voltadas ao tema, que fez muitos profissionais do turismo, refletirem.




















Logo após houve um debate sobre os projetos que deram certo, os quais já citei anteriormente. Segue abaixo do que se trata cada projeto:

- Olha Recife: trabalha por meio de roteiros personalizados (com vários temas diferentes, em cada edição), seja por catamarã, de ônibus, a pé ou de bicicleta;

- O Mundo Lá de Casa: é um apartamento (onde reside a própria criadora do projeto) onde toda quinta-feira algumas pessoas vão desfrutar de uma ótima culinária, por chefes de cozinha criadores de novos pratos, com músicas ao vivo, poendo deixar recados em um quado negro, próprio para esse uso,  e etc.

- Azul Fusca Hostel: o primeiro hostel do bairro do Recife Antigo. Mas o que é um hostel? Bom, hostel é um meio de hospedagem mais econômico, que tem como característica principal, os quartos compartilhados entre pessoas, inclusive, que não se conhecem;

- Taxi cultural: é um trabalho realizado com os taxistas para encaminhar turistas a comunidades pouco exploradas turisticamente, mas que tem um potencial importantíssimo para a cultura e história local.

























Na quarta-feira, participei de uma oficina sobre Acessibilidade Comunicacional no Turismo, através da audiodescrição, por Andreza Nóbrega, um tema que não é muito debatido e pouco conhecido.

A oficina foi bem produtiva, enriquecedora, válida e prazerosa, pois a responsável pela oficina, é formada em artes cênicas e especialização em audiodescrição, sendo responsável, inclusive, pelo projeto VouVer, com algumas atividades (incluindo o turismo) para pessoas com deficiência visual.

Momento de um deficiente sentindo o mar



E assim... encera a semana que mais gerou esclarecimentos sobre possibilidades de realizar um turismo correto e de qualidade na cidade do Recife.



Até o próximo poster...bye bye ;)