Dia Nacional do Patrimônio

07:51 0 Comments A+ a-

Olá pessoal!!

Hoje é um dia muito especial, sabem porquê?? Porque hoje é o dia do Patrimônio, seja ele material, imaterial ou Patrimônio vivo,  o qual tem mais que merecido o dia em que recordamos, cuidamos e preservamos nossos patrimônios, urbanos, históricos, culturais, e etc.

Mas antes de dizer o que terá nesse dia tão especial, vamos recapitular rapidamente o que é Patrimônio, certo? 

Bom Patrimônio, é um conjunto de bens, direitos e obrigações, que nesse caso, se refere a vertente cultural, histórica, cívica, religiosa e arquitetônica, sendo elas divididas em imateriais e materiais.

- Materiais: São os patrimônios palpáveis, que são representados por edificações, prédios, paredes, e etc... Alguns exemplos de Patrimônios materiais em Pernambuco, são: 



Igreja de São Cosme e Damião - Igarassu, PE

Igreja Nossa Senhora da Penha - Bonito, PE

Convento da Igreja de São Francisco - Olinda, PE

Capela Dourada - Recife, PE

- Patrimônios Imateriais: São patrimônios, que não são palpáveis, mas que apresentam um cultura através da dança, música, culinária, e etc... Alguns exemplos de Patrimônios imateriais, são:

Bolo de Rolo - Recife, PE

Maracatu - Nazaré da Mata, PE

Frevo - Recife, PE

Alto do Moura - Caruaru, PE



Voltando para o evento em comemoração ao dia o Patrimônio.... Em comemoração a essa data, em algumas cidades do Agreste de na Região Metropolitana de Pernambuco, haverão algumas atividades de acordo com o tema do evento, o Patrimônio.

Esse evento tem duração de uma semana, tendo início hoje, segunda-feira (17.08), as 14hrs no Teatro de Santa Isabel e vai até sexta-feira (21.08), com uma Programação recheada de representantes, estudiosos da área, apresentações de patrimônio vivos locais, e muito mais...

Os municípios contemplados das comemorações, são: 

Região Metropolitana: Recife, Olinda, Igarassu e Jaboatão dos Guararapes.
Região do Agreste: Caruaru, Paudalho, Zona da Mata e Brejo da Madre de Deus.


Bora simbora comemorar esse dia tão especial, e sobre algo que está tão presente em nosso cotidiano?
Vejo vocês la no Teatro Santa Isabel :*