4º Auto Roteiro

14:14 0 Comments A+ a-

Oii pessoal!!

Lembra dos auto roteiros que eu fiz e expus aqui no blog? Pronto hoje o pôster apresenta mais um capítulo dessa série. Sabe qual o local que realizei o roteiro?
TAM TAM TAM TAMMMMM.....

---------------- PÁTIO DE SÃO PEDRO---------------

Isso mesmo, o núcleo da cultura negra do Recife, onde várias ha várias manifestações, memoriais, eventos, que estejam relacionados a cultura afro.

Os espaços que eu, Tallitta e Sacarllet (companheiras de conhecimento extra), fomos foram; Memorial de Chico Science, Memorial de Luís Gonzaga, Centro de Cultura Afro e na Casa do Carnaval. Queríamos muito entrar na igreja de São Pedro dos Clérigos, mas ela estava fechada pra reforma, quem sabe no dia que ela for aberta novamente, eu e os leitores do blog, possam conhecer, ou até mesmo vocês possam visitar pessoalmente?



O primeiro local visitado foi o Memorial de Chico Science, onde pudemos conhecer um pouco de sua vida, sua influências para a origem do Mangue Beach, a sua influência para o ritmo pernambucano que querendo ou não refletia em todo o Brasil, e levando a cultura de Pernambuco para todos os estados brasileiros e todo o mundo.





Logo na entrada, há uma forma bem dinâmica e resumida de conhecer a vida de Chico, desde a sua infância até sua morte, com algumas imagens e seus influenciadores profissionais, como Zumbi dos Palmares, James Brown, etc.

Na próxima sala, é uma sala escura, com alguns espelhos, causando uma impressão, de estarmos em lugares distintos ao mesmo tempo, mas na verdade estamos no mesmo lugar. Nesse mesmo espaço, é possível assistir vídeos relacionados a vida de Chico.

Na sala ao lado, há um espaço mais descontraído, pra leitura (biografias de Chico, influências, e etc.), também há uma tv pra assistir alguns documentários relacionados ao criador do Mangue Beach, lendas urbanas de Recife, manifestações culturais que influenciaram as composições de Chico Science, como o Maracatu, côco, e etc.






Depois de assistir alguns filmes, e conhecer o Memorial de Chico Science, fomos ao Memorial de Luís Gonzaga, e acompanhar um pouco da sua repercussão no Brasil e no mundo inteiro, por expandir o forró, como mais uma forma de mostrar a cultura nordestina na sua originalidade.




No memorial tinham alguns objetos que representavam os originais usados por Luis Gonzaga quando morava em Exu no interior de Pernambuco, na divisa com o estado do Ceará, são objetos simples, mas que muito influenciaram em suas composições musicais.




....E claro, umas fotos com azamigas pra registrar o momento ;)









Megafone da Inglaterra, a primeira forma de escutar músicas através do disco, que era justamente os discos de vinil. No caso de Luís Gonzaga eram vinis de vidro, quando começou a ficar famoso e conquistar fãs no mundo inteiro.













Nossa próxima parada foi na casa da Cultura Afro, que na verdade não estava tendo nenhuma exposição, e só tivemos acesso a algumas pessoas responsáveis pela parte administrativa do núcleo, e que nos deu algumas informações sobre eventos que debatem e estimulam a apresentação da cultura negra no Pátio de São pedro para a população recifense.

Logo após fomos a Casa do Carnaval que contém alguns estandartes de blocos carnavalescos, e tinha também um acervo de livros que abordam tudo relacionado a cultura negra, e também patrimônios da cidade. Foi um momento de conhecimento enriquecedor sobre a cultura regional, e um dos mais prazerosos durante a visita.

Segue abaixo alguns livros que pegamos pra dar uma lida rápida, nos incentivando-nos a voltarmos ao local e termos uma leitura mais longa e aprofundada nos livros escolhidos.








Bom, espero que tenham gostado, e que se sintam convidados a visitar esse lugar cheio de cultura.
Beijo ;*