15:35 0 Comments A+ a-

"NÃO TROCO MEU 'OXENTE' PELO 'OK' DE NINGUÉM" -Ariano Suassuna






Hoje, no dia 23.07.2014, parte um dos maiores autores da literatura brasileira, e pernambucana, Ariano Suassuna, ao 87 anos de idade, por uma parada cardíaca, divulgado neste mesmo dia no Diário de Pernambuco (http://www.diariodepernambuco.com.br/app/46,61/2014/07/23/internas_viver,517642/ariano-suassuna-morre-aos-87-anos.shtml ).

Ariano Suassuna, foi bastante conhecido e valorizado, pelo  seu orgulho de ser Nordestino e Pernambucano, demonstrado em suas obras, as quais contribuiriam de forma significativa, para a cultura tanto do Nordeste, como de Pernambuco, e também no Brasil. Além de seu carisma, o que era inegável contagiar-se com suas frases sacársticas, e sua simplicidade, como pessoa, escritor e poeta.
Ele não negava sua origem, muito pelo contrário, sempre teve muito orgulho, e boa parte de suas obras eram baseadas na realidade do Nordeste, no século passado (onde começou a escrever suas obras), e baseado nesse orgulho pronunciou a frase, que segue como título dessas descrição: "Não troco meu 'oxente' pelo 'ok' de ninguém", uma frase muito conhecida, e dita por muitos nordestinos.

Uma de suas obras mais conhecidas foi "O Auto da Compadecida", que ganhou as telinhas, com o apoio da Globo,publicado no ano de 2000 , que permitiu que a história saísse do livro e fosse para o cinema, e logo depois se tornou minissérie. Até hoje essa história é contada, repassada, e admirada, por crianças, jovens e adultos, o qual é possível observar a vida dos nordestinos, suas dificuldades, sua cultura, suas qualidades, enfim o que é de fato o o Sertão.
Capa do Livro "O Auto da Compadecida"

Capa do Filme "O Auto da Compadecida"


Por isso, pela sua humildade, pelo seu carisma, pela sua intelectualidade, pela sua contribuição para a cultura nordestina, deixo minha pequena e simples homenagem, como prova da minha gratidão, pela pessoa fantástica que ele foi. E cabe a todos os nordestinos de verdade, propagar suas obras para as próximas gerações, e espalhar e valorizar a cultura do Nordeste, através da Literatura, deixada por Ariano Suassuna.