Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos no Recife

17:49 0 Comments A+ a-

O Recife já foi palco de vários momentos históricos importantes para o Brasil e principalmente pra Pernambuco. E durante esses momentos foram construídas várias igrejas em todo Pernambuco, inclusive em Recife. No centro da atual capital de Pernambuco, igrejas são o que não faltam, e uma delas é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, localizada no bairro de Santo Antônio no centro do Recife, que carrega consigo todo seu acervo histórico, arquitetônico e artístico, de um estilo de igreja construída ha quase 300 anos.

 Essa igreja foi construída á princípio entre 1662 e 1667, mas por algum motivo não registrado, foi demolida, levando sua arquitetura, sem nenhuma lembrança e somente no ano de 1669, ela foi construída novamente por uma Irmandade dos Homens Pretos, sendo fundada primeiramente na Alemanha em 1408, veio ao Brasil em 1711 se instalando em Minas Gerais, e posteriormente em Recife tendo sua primeira igreja construída no ano de 1777.

A igreja, como o próprio nome da Irmandade já diz, foi fundada por negros, o que demorou para ser construída, por conta do custo que era grande, e os negros na época não tinham uma renda considerável para construir uma igreja de estilo nobre e de médio porte carregando consigo modelos arquitetonicos da época, como o barroco e o rococó.






Na igreja está presente vários santos negros, que foram trazidos juntos com os escravos, que foram catequizados pelos jesuítas na época da colonização, dentre esses santos estão São Elesbão, Santa Efigênia e São Moisés, outros santos que não são negros, mas fazem parte dessa Irmandade e dessa igreja, são, São Gusmão, Nossa Senhora do Rosário, e Nossa Senhora da Boa Hora e recentemente, João Paulo II, o ex papa bentificado ainda nesse ano.

A igreja não tem cores, por conta do dinheiro que os negros não tinham, mas a riqueza em detalhes junto com as folhas de ouro expostos em seus altares, imagens, a riqueza arquitetônica, artística, é comparável a outras igrejas que tiveram uma renda maior para sua construção.

 Ficou com vontade de conhecer de perto esse monumento?
A Prefeitura do Recife está com um novo projeto, chamado Recife Sagrado, que conta com 5 igrejas do centro do Recife, pra conhecer justamente sua história, arquitetura, e suas obras de arte, inclusive a Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos, está nesse projeto, atendendo visitações de segunda a sexta de 8hrs até 16:00hrs