Um dia de Cultura e Arte

14:56 0 Comments A+ a-

Boa tarde!!!!

Hoje irei apresentar um pouco da minha visitação as obras de Abelardo da Hora, e a exposição das cenas de uma contação de história de um grupo do Rio de Janeiro, na Caixa Cultural Federal de Recife, no bairro do Recife Antigo, em frente ao Marco Zero.

Minha acompanhante dessa vez, foi minha irmã (Bruna), com sua disposição em pessoa em sair de manhã cedo para apreciar aboras de arte, mas até que se comportou kkkkkk

Bom, ao chegarmos na Caixa Cultural Federal de Recife, nos deparamos com algumas obras de arte de Abelardo da Hora, com algumas esculturas, pinturas em grafit, pinturas impressas, e em tinta, com temas apresentando a sensibilidade do artista para com o mundo e seus problemas e vivências sociais, como é o saco das obras "Meninos de Recife", "Beijo", "Adã e Eva" e etc.

Nas fotos abaixo, vocês vão poder ter uma noção do que estava exposto la:


Rítimos Brasileiros de Carnaval

Meninos de Recife

Esculturas


Zagueiro 


Beijo








Beijo em barro, gesso e bronze e a moldura das partes das esculturas



























No andar de cima onde está o Octágono, estava exposto uma cenário de uma peça de contação de história, chamada "Shtim Shilim, o sonho de um aprendiz", que conta a história de um menino que era aprendiz de um mago, que queria se tornar mago, mas seu mestre tinha um segredo, o qual Shtim Shilim (que já estava há um passo de se tornar um mago) descobriu e por isso recebeu um feitiço, de se tornar em alguns animais em várias ocasiões.





 Em diversas partes da história o aprendiz se envolve em várias situações complicadas, usando seu feitiço para ajudar o pai que estava na miséria, e em uma dessas vezes, ele caiu nas mãos do mago novamente que estava em sua busca, jurando vingá-lo do acontecido, fazendo Shtim Shlim sofrer muito, mas com a ajuda do filho do mago ele conseguiu fugir novamente, se transformando em vários outros animais fugindo do seu ex mestre, que também de transformava em bichos para resgatar o seu ex aprendiz.




































No fim das contas ele conseguiu matar o mago e salvar todas as crianças que eram seu aprendiz, e ficavam presas em um baú, fazendo com que o rei ficasse muito grato e desse a mão da sua filha em casamento, mas ele já tinha prometido a mão da filha do mago como sua esposa, mesmo assim o rei lhe propôs se casar com a filha do mago, e sete meses depois se casar com sua filha. Então assim foi feito, e a última cena foi com uma árvore de tecidos com várias estampas diferentes e coloridas, felizes para sempre....









Depois de aproveitarmos, conhecermos e amarmos estar esse lugar, ficamos sabendo de um evento de acessibilidade comunicacional, o que nos interessou, nos fazendo ficar para aguardar o início da programação. Nesse intervalo fomos comer e depois apreciarmos a vista do Marco Zero.








Alguns minutos depois voltamos para a Caixa Cultural, para assistirmos um desfile de figurinos inclusivos para pessoas com necessidades especiais, como mostra as imagens abaixo:


















Infelizmente não pudemos ficar para as outras atividades desse evento, mas segue abaixo a programação:




Espero que tenham gostado desse pôster,e  sintam-se convidados a visitar essas belíssimas exposições de artes.

Até o próximo pôster :)