Igreja Madre de Deus- Recife PE

03:03 0 Comments A+ a-

   Na última postagem a igreja apresentada foi Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, também no Recife. ,as hoje a igreja que ganhará destaque é a Madre de Deus, que carrega uma grande importância histórica tanto no Recife, como Pernambuco em geral, e porque não para o Brasil.
  

   A Igreja foi construida primeiramente entre 1679 e 1680 por dois padres da Congregação Oratorianos, com a ajuda de Matos, um engenheiro muito rico, e conhecido na época, que cedeu um terrenos para os padres, e também os ajudou na construção. A princípio era uma capela simples, de taipa, bem pequena, e só tinha uma porta nos fundo, pois só quem frequentavam essa igreja eram padres da Congregação e com um limite de 12 padres no máximo, além de ser fechada ao público.
   Com um tempo, os padres perceberam que a demanda de fiéis estava aumentando, sendo assim, os padres comunicaram a Coroa portuguesa, da necessidade de ampliar mais a igreja e se tornar aberta ao público, então o príncipe de Portugal concedeu esse pedido, se tornando o protetor da igreja.
    Os padres ganharam mais prestígio na Guerra dos Mascates, um conflito entre os ambulantes de Recife contra a elite de Olinda, que não queria que Recife deixasse de ser um povoado e se tornasse vila, e durante essa guerra, os padres lutaram bravamente junto com os mascates de Recife, resultando na vitória,  e numa conquista da comunidade recifense.
    Em 1706 deu início a nova construção da igreja, sendo finalizada por volta dos anos de 1754, e tendo o modelo arquitetônico Barroco e Rococó, e até um pouco do Neoclássico, na sua estrutura.



   Essa igreja também serviu de depósito de mercadoria vindas do Porto, onde hoje temos o Marco Zero, expulsando os padres da igreja,  e os obrigando a morar no convento e realizar suas atividades religiosas no mesmo. Passando um bom tempo com o aspecto de abandonada, por conta do mal uso, e passando por várias irmandades, congregações, e ordens., até chegar ao aspecto que temos hoje.

   Hoje ela está sem nenhuma congregação, mas carregada de beleza arquitetônica, e histórias horripilantes, que pessoas que trabalham na igreja, contam suas experiências paranormais vividas nessa igreja.


Ficou curioso? Então visite-a, o Projeto Recife Sagrado, também está com a Madre de Deus, e com monitores dispostos a explicar toda a sua história e suas curiosidades de terça a domingo: Terça à sexta das 8hrs às 12 hrs, e 14hrs às 17hrs, sábado e domingo das 8 às 11hrs. 
DIVIRTAM-SE!!