Igreja Madre de Deus- Recife PE

03:03 0 Comments A+ a-

   Na última postagem a igreja apresentada foi Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, também no Recife. ,as hoje a igreja que ganhará destaque é a Madre de Deus, que carrega uma grande importância histórica tanto no Recife, como Pernambuco em geral, e porque não para o Brasil.
  

   A Igreja foi construida primeiramente entre 1679 e 1680 por dois padres da Congregação Oratorianos, com a ajuda de Matos, um engenheiro muito rico, e conhecido na época, que cedeu um terrenos para os padres, e também os ajudou na construção. A princípio era uma capela simples, de taipa, bem pequena, e só tinha uma porta nos fundo, pois só quem frequentavam essa igreja eram padres da Congregação e com um limite de 12 padres no máximo, além de ser fechada ao público.
   Com um tempo, os padres perceberam que a demanda de fiéis estava aumentando, sendo assim, os padres comunicaram a Coroa portuguesa, da necessidade de ampliar mais a igreja e se tornar aberta ao público, então o príncipe de Portugal concedeu esse pedido, se tornando o protetor da igreja.
    Os padres ganharam mais prestígio na Guerra dos Mascates, um conflito entre os ambulantes de Recife contra a elite de Olinda, que não queria que Recife deixasse de ser um povoado e se tornasse vila, e durante essa guerra, os padres lutaram bravamente junto com os mascates de Recife, resultando na vitória,  e numa conquista da comunidade recifense.
    Em 1706 deu início a nova construção da igreja, sendo finalizada por volta dos anos de 1754, e tendo o modelo arquitetônico Barroco e Rococó, e até um pouco do Neoclássico, na sua estrutura.



   Essa igreja também serviu de depósito de mercadoria vindas do Porto, onde hoje temos o Marco Zero, expulsando os padres da igreja,  e os obrigando a morar no convento e realizar suas atividades religiosas no mesmo. Passando um bom tempo com o aspecto de abandonada, por conta do mal uso, e passando por várias irmandades, congregações, e ordens., até chegar ao aspecto que temos hoje.

   Hoje ela está sem nenhuma congregação, mas carregada de beleza arquitetônica, e histórias horripilantes, que pessoas que trabalham na igreja, contam suas experiências paranormais vividas nessa igreja.


Ficou curioso? Então visite-a, o Projeto Recife Sagrado, também está com a Madre de Deus, e com monitores dispostos a explicar toda a sua história e suas curiosidades de terça a domingo: Terça à sexta das 8hrs às 12 hrs, e 14hrs às 17hrs, sábado e domingo das 8 às 11hrs. 
DIVIRTAM-SE!!








Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos no Recife

17:49 0 Comments A+ a-

O Recife já foi palco de vários momentos históricos importantes para o Brasil e principalmente pra Pernambuco. E durante esses momentos foram construídas várias igrejas em todo Pernambuco, inclusive em Recife. No centro da atual capital de Pernambuco, igrejas são o que não faltam, e uma delas é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, localizada no bairro de Santo Antônio no centro do Recife, que carrega consigo todo seu acervo histórico, arquitetônico e artístico, de um estilo de igreja construída ha quase 300 anos.

 Essa igreja foi construída á princípio entre 1662 e 1667, mas por algum motivo não registrado, foi demolida, levando sua arquitetura, sem nenhuma lembrança e somente no ano de 1669, ela foi construída novamente por uma Irmandade dos Homens Pretos, sendo fundada primeiramente na Alemanha em 1408, veio ao Brasil em 1711 se instalando em Minas Gerais, e posteriormente em Recife tendo sua primeira igreja construída no ano de 1777.

A igreja, como o próprio nome da Irmandade já diz, foi fundada por negros, o que demorou para ser construída, por conta do custo que era grande, e os negros na época não tinham uma renda considerável para construir uma igreja de estilo nobre e de médio porte carregando consigo modelos arquitetonicos da época, como o barroco e o rococó.






Na igreja está presente vários santos negros, que foram trazidos juntos com os escravos, que foram catequizados pelos jesuítas na época da colonização, dentre esses santos estão São Elesbão, Santa Efigênia e São Moisés, outros santos que não são negros, mas fazem parte dessa Irmandade e dessa igreja, são, São Gusmão, Nossa Senhora do Rosário, e Nossa Senhora da Boa Hora e recentemente, João Paulo II, o ex papa bentificado ainda nesse ano.

A igreja não tem cores, por conta do dinheiro que os negros não tinham, mas a riqueza em detalhes junto com as folhas de ouro expostos em seus altares, imagens, a riqueza arquitetônica, artística, é comparável a outras igrejas que tiveram uma renda maior para sua construção.

 Ficou com vontade de conhecer de perto esse monumento?
A Prefeitura do Recife está com um novo projeto, chamado Recife Sagrado, que conta com 5 igrejas do centro do Recife, pra conhecer justamente sua história, arquitetura, e suas obras de arte, inclusive a Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos, está nesse projeto, atendendo visitações de segunda a sexta de 8hrs até 16:00hrs