Turismo de Cemitério em Recife. Sabia que pode existir?

18:06 0 Comments A+ a-

Buenas notches chicos e chicas....

Lembram que na última postagem falei sobre Turismo cemiterial, e alguns locais onde essa prática é comum e vista como uma vertente séria no turismo? Bom, hoje venho trazer as possibilidades que Recife tem de adquirir esse tipo de turismo, por meio dos cemitérios históricos que temos.

Aqui em Recife, temos três cemitérios históricos, cujo podem ser trabalhados em elaboração de rotas e roteiros. Segue abaixo um breve histórico dos museus, e logo após o possível roteiro:

- CEMITÉRIO DO JUDEUS

Com o surgimento da Península Ibérica na Europa, os judeus começaram a fugir de seus locais por conta da Inquisição da Igreja Católica, pois não estavam tendo liberdade para cultuar sua religião. Com isso vários judeus se “converteram” para o catolicismo e vieram para Pernambuco, como fuga, tornando o primeiro registros dos judeus aqui em Pernambuco.



   Entre 1630 e 1654 com a Invasão Holandesa, a liberdade de cultuar as religiões até então proibidas pela Coroa Portuguesa, foi concedida a população recifense, com isso os judeus construíram o primeiro cemitério Judaíco, que atualmente não funciona mais, e está sob o Recolhimento de Nossa Senhora da Glória e o Dispensário Santo Antônio na Rua da Glória no Bairro da Boa Vista.
   Um pouco mais tarde com o surgimento da Segunda Guerra Mundial, vários judeus buscavam fugir de alguns Países Orientais, por conta dos campos de concentração derivadas do nazismo. Com isso vários judeus voltaram ao Brasil, e principalmente Pernambuco, onde construíram seus monumentos judaicos, que se encontram de pé até hoje.
   No dia 5 de abril de 1927, foi fundado o cemitério Judaíco, próximo a Igreja do Barro, e ao lado do Cemitério Paroquial do Barro, mas sua inauguração só ocorreu em 2 de junho de 1927, antes da criação desse cemitério, os judeus eram enterrados no Cemitério de Santo Amaro, o qual era uma exceção realizar as transportações dos corpos das pessoas enterradas (norma da religião judaica).



- CEMITÉRIO DOS INGLESES

   Desde o século XVI e espaço onde fica o bairro de Santo Amaro, já era chamado de Santo Amaro das Salinas, que foi demarcado em 1814 pelas ordens do Príncipe Regente ao governador da Capitania de Pernambuco, com a finalidade de construir um cemitério dos Ingleses, que está situado na Avenida Cruz Cabugá, que liga Recife e Olinda.

   Existe uma capela no cemitério, que contém Jazidos, onde o General Abreu e Lima foi enterrado, apesar de se declara Cristão, porém não era protestantes, não pôde ser enterrado no Campo Santo na época. Hoje esse cemitério abriga corpos de várias religiões, de vários países, como Suiça, França, Estados Unidos, Holanda, Alemanha, e etc.













   Este cemitério foi inaugurado em primeiro de março de 1851, a princípio chamado de Cemitério do Bom Jesus da Redenção de Santo Amaro das Salinas, situado na rua do Pombal, no Bairro de Santo Amaro no Recife.

   Lá estão abrigados várias obras de arte, como; o Mausoléu de Joaquim Nabuco, que tem as maiores obras valiosas do escultor Giovanni Nicolini, A libertação dos escravos no Brasil, o busto de Joaquim e ao lado o busto de uma mulher, representando a história. O Mausoléu de Manuel Borba, Mausoléu da família de Drummond também podem ser encontrados neste cemitério, assim como várias outras obras esculpidas, e famosos enterrados, garantindo uma riqueza da história de Pernambuco, e principalmente Recife.














Gostaram? Que tal trabalhar nessa vertente que se torna cada dia mais crescente? Eu voto em sim, ein?
Diga sua opinião nos comentários desse poster ;)
Até a próxima