1º de Agosto, dia do Maracatu!

20:02 0 Comments A+ a-

   Olá pessoal, sabiam que dia 1 de agosto é o dia do Maracatu? Sabem o que é o Maracatu? Sabem o porque desta data?

   Bom, nesta postagem essas respostas serão respondidas, e que fiquem bem gravadas em suas mentes!

   Primeiramente vamos entender o que é o Maracatu:












   Segundo registros e documentos históricos que relatam o nascimento dessa manifestação nordestina, o Maracatu surgiu pela miscigenação de negros escravos que pertenciam a Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, onde a maioria dos que habitavam, eram negros da Angola, Guiné e Congo.
   Com essa mistura de culturas, religiões e línguas, uma nova manifestação começa a ser realizada por aquele povo, pois os reinados de Angola e do Congo já existiam, mas com essa nova manifestação as rainhas eram escolhidas pelos próprios integrantes da irmandade e de seus seguidores cautelosamente, por ser um reisado Matriarcal (privilégio a escolha da rainha), e o rei era escolhido pela rainha escolhida, por volta de 1711.
   Essas manifestações primárias, eram realizadas dentro da igreja, com alguns instrumentos, como; zabumba, alfaias, Gonguê, Caixa de Guerra, Tarol e Agbê, além das imagens sagradas da Igreja Católica (os santos), fazerem parte também desse movimento, interpretados de forma diferente com o africanos.
   Diante dessas manifestações, duas vertentes foram criadas, como o Maracatu do Baque Solto e o Maracatu do Baque Virado

- Maracatu do Baque Solto (Rural): 



É uma manifestação carnavalesca, onde no Carnaval ela tem mais foco em apresentações, onde há o Mestre do Maracatu e seus integrantes. Durante a apresentação eles usam vestimentas bem coloridas de lantejoulas, perucas que quase cobre o rosto, um cravo na boca (que representa uma benção da mãe de santo), óculos escuro (para esconder os olhos vermelhos, da cachaça que eles tomam, para aguentar toda a noite dançando), lanças (representavam sua defesa e como instrumento de ameaça), e as demais simbologias em seus materiais e vestimentas.

- Maracatu do Baque Virado (Nação): 



É um estilo carregado de elementos e danças das coroações das rainhas do Congo, com o reisado e todos seus integrantes, com roupas bem trabalhadas nos detalhes de bordados e símbolos da manifestação, o uso de santos católicos, que são personagens do cortejo do reisado, e etc.

   Em 1888, justamente no ano da abolição dos escravos no Brasil, forma proibidos essas manifestações dentre dos templos católicos, tendo neste mesmo ano a última coroação da Rainha do Maracatu, registrada.

Em dezembro do ano passado (2014), os dois tipos de Maracatus, foram considerados peplo IPHAN, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

   Depois de conhecer um pouco sobre a história do Maracatu, querem saber porque hoje, é dia dessa manifestação histórica e mantida até os dias atuais?

    Bom, neste mesmo dia foi criado uma Lei Estadual do Maracatu de Pernambuco (Lei nº 11.506), referente ao nascimento do Mestre Luiz de França, do Maracatu Leão Coroado, que foi eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco, pela Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.




Bom, espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre nossa cultura rica e valiosa, o qual devemos dar seu devido reconhecimento, primeiramente conhecendo, ok?!
Beijos e até o próximo poster :)



REFERÊNCIAS

https://blogbrincante.wordpress.com/instrumentos/