Museu Cais do Sertão

08:11 0 Comments A+ a-

Olá pessoal!!

   Hoje venho compartilhar um pouco da minha experiência ao visitar o Museu do Cais do Sertão, no Recife Antigo (Recife - PE), que me marcou muito, e com certeza marca qualquer pessoa que visita este museu.
   Bom, eu particularmente ainda não tinha ido s este museu, por falta de oportunidade mesmo, mas a primeira que surgiu, não ousei dispensa-la, então fui. Ao chegar lá, guardamos nossas bolsas no guarda volumes, pois não é permitido entrar com nada desse tipo, e seguimos para um outro espaço, onde o "guia" nos deu uma introdução, sobre o museu e seu conteúdo, além de nos mostrar uma enorme vitrine com algumas réplicas das vestes de Luiz Gonzaga.



   Logo em seguida entramos em uma sala escura, onde iria começar um curta metragem, mostrando que de fato é o cotidiano de uma cidade do Sertão do Brasil, com pessoas que vivem nesta região e elementos que são símbolos deste lugar, como a seca, o forró, altas temperaturas durante o dia e baixas temperaturas durante a noite, pena que não podia tirar fotos nem filmar neste espaço, mas fica a dica pra quem já estava com vontade de ir, e ainda não foi ;).

   Ao sairmos da sala, nós damos de cara com um mundo sertanejo entre quatro paredes, onde tivemos uma representação do Rio São Francisco com alguns peixes, com pequenas pontes que nos possibilitavam chegar ao outro lado, como apresenta foto abaixo:


   Seguimos para um espaço onde explicava a parte geográfica do Sertão, desde antes do início das civilizações, até os dias atuais, como a vegetação por exemplo, pois há 1 milhão de anos no Sertão era tudo verde e havia água por todo lado, e muitos peixes de grande porte, onde hoje podemos provar isso através dos fósseis, que também estão no museu, já hoje a vegetação é seca, onde havia água, hoje só tem rachaduras pelo solo seco.
   O Monitor também nos explicou sobre as vestimentas usadas pelos vaqueiros, que eram todas de coro, para protege-los das caatingas, e as vestes dos cangaceiros também, dando ênfase ao rei do cangaço que foi Lampião, e contando um pouco do que ele foi, tornando heróis pra uns, e ladrão e matador pra outros.

Roupa dos Vaqueiros

Espaço Geográfico e vegetação do Sertão

Roupa de Lampião

   Logo após seguimos para uma parte, onde explica a história da vida de Luiz Gonzaga, considerado o Rei do Baião, onde o "guia" contou um pouco de sua vida, que também é contada em uma longa metragem. Além de mostrar uma sanfona usada pelo pia de Gonzaga (Jenuário), e os três principais instrumentos do forró pé de serra, a zabumba, o triângulo e a sanfona.
   Neste mesmo espaço tinha também algumas músicas de Luiz Gonzaga, as quais podiam ser escutadas através dos fones de ouvido, com imagens de entrevistas, quando ele estava vivo.






   Depois de conhecermos um pouco da vida do Rei do Baião, fomos a um espaço ao lado, chamado CRER, onde nas paredes estavam algumas xilogravuras, feitas por Jota Borges especialmente para o museu, representando o cotidiano dos sertanejos.





   Em frente a essa parede com as obras de Jota Borges, estavam umas representações de troncos enormes de árvores, com algumas figuras do folclore, como guardiões da floresta. Nesse espaço, representa algumas lendas do sertão.




   Mais na frente nos deparamos com uma espécie de túnel deformado, chamado Túnel do Capeta, que também faz parte do CRER. O guia nos aconselhou entrarmos, ouvirmos, vermos e sentirmos, para depois compartilhamos qual foi nossa experiência e o sentido de tudo isso. Sendo assim, fizemos o que ele havia pedido, e confesso, foi muito confuso, pois escutamos vários sussurros ao mesmo tempo, a parte interna é repleta de espelhos sem formato definido, e havia algumas telas de televisão onde nós estávamos aparecendo, como se houvesse câmeras dentro.
   Ao sairmos, o monitor do museu nos explicou que esses sussurros falam as denominações criadas para o diabo, os quais são relatadas, por exemplo, nas obras de Ariano Suassuna, como "Bois Zebu", "Capeta", e etc.





   Depois de conhecermos um pouco da parte profana das crenças do sertão, o "guia" nos deu um pequeno momento livre, para interagirmos mais com o museu, pois interatividade não é o que falta la.








   Depois de alguns minutos nos divertindo com o que o museu nos oferecia, o monitor nos levou para uma sala onde mais um curta metragem sobre o sertão seria exibido, para finalizar a visita.
   O filme mostrava a vida dos vaqueiros, de como se vestiam, como invadiam a caatinga atrás dos bois, o que é muito comum no sertão. Um video emocionante, que trás uma realidade tão sofrida, porém revela uma cultura espetacular.
   Antes de sairmos, entramos em uma casa típica do sertão com fogo a lenha, panelas de barro, quadros de família antigos, móveis antigos de madeira, dentre outros objetos que uma casa sertaneja tem, inclusive nos dias atuais.







   Com isso, finalizamos nossa visita ao museu, satisfeitos e felizes por conhecer um pouco da cultura que também é nossa, em sua realidade.

   Para as pessoas que se quiserem ir, aqui vão os horários e os dias de funcionamento:

- Terça a domingo das 11hrs às 17hrs

Fica na Av. Alfredo Lisboa, Antigo Armazém 10 do Porto do Recife, Recife Antigo
Telefone: (81) 3089-2974

https://pt-br.facebook.com/CaisdoSertao


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DO POSTER, E VISITEM O MUSEU E CONTEM AQUI NOS COMENTÁRIOS, COMO FOI SUA EXPERIÊNCIA, OK?

Beijo :)